Culto ao Tambor de Mina

Culto ao Tambor de Mina
Matinjalo meus amigos, irmãos e meus mais velhos. Me chamo Pai Jean de Xapanã e fui iniciado na Nação Mina-Jeje-Nago por Toy Voduno Francelino de Shapanan em São Paulo. Fui novice, fui vodunsi, fui vodunsirê e hoje sou Agunjai, um dos postos mais importantes dentro do Jeje ainda recebido das mãos de meu Pai. Tive a honra de ter sido o último barco de Agunjai dado por meu Pai. A última rama de Tobossi que saiu da casa de Toya Jarina. Uma grande honra poder completar essa obrigação pois, temos conhecimento que a última rama de Tobossi na casa de meu Pai, foi feita há 14 anos e, na casa de meu avó, há muito mais tempo. Em Salvador, nas casas Jeje, temos conhecimento que essa obrigação não era dada há mais de 25 anos. Isto prova a capacidade e a cultura de Pai Francelino e a casa das Minas de Toya Jarina. Dentro do Culto Jeje, sou Toy Azondelo. Tive a honra de ser o primeiro e o último Xapanan feito por meu Pai, honra essa me orgulha muito pois, um dia recebi as bençãos e a graça de Toya Jarina, pedindo para que eu fosse feito. Tive como madrinha Mãe Toya Mariana, a bela turca de Alexandria. Assim, ingressei para a família de Lego Shapanan, tornando-me filho de Francelino de Shapanan (que tinha como nome africano - Toy Akosakpata Azondeji), filho de Jorge Itaci de Oliveira ( Voduno Abê-Ka Dan Manjá), meu avô, que era filho de Maria Pia dos Santos ( Iraê Akou Vonukó). E, como tetravó, Basília Sofia ( Massionokom Alapong) que veio da África para o Brasil, da Nação Fanti-Ashanti e que aqui fundou o Ylê Axé Niamê, conhecido como Terreiro do Egito, tocando Mina Jeje-Nagô. Hoje digo a vocês: Manter a árvore genealógica, é mostrar para os outros onde nascemos, viemos e para onde vamos. Mostrando nossa identidade no Santo, é provar que temos um ancestral vivo e presente na nossa vida. Hoje ficamos muito tristes quando conversamos com pessoas da religião que não sabem sua identidade, sua ancestralidade. Se perdermos nossa identidade é como se tivéssemos perdido o nosso nome. E lembrem-se: preservar a ancestralidade é manter a tradição.Sou dirigente da Casa de Toy Lego Xapanã em Manaus. E, espero que meu Vodum abençoe todos nos dando Adoji aos nossos Oris. AXÉ AXÉ AXÉ

domingo, 18 de junho de 2017

Retomando O Blog

Olá meus amigos! Tudo bom com vocês? Passei alguns anos sem postar nada nesse blog, devido alguns percalços que a vida me apresentou. Foi uma proveitosa jornada entre: amizades construídas e desfeitas, novos caminhos que cruzei e antigos caminhos que insistiam em se apresentar em minha trilha, alguns desvios que tive que fazer nesse tempo e até mesmo, retomar passagens anteriormente esquecidas nesse período em que fiquei ausente. Mas, tudo teve seu papel principal em cada momento que vivenciei.
                     Aprendi que, meu dever ao Sagrado deve sempre estar posicionado em primeiro lugar e, que pessoas entram e saem de nossas vidas a todo momento. O Santo não. Ele é e, sempre vai ser, nosso eterno amigo pois, lá no princípio de nosso
íntimo início de conhecimento e transição do mundo profano para o mundo espiritual, formamos uma aliança que, apenas terá seu rompimento, no ato de nossa passagem para o mundo dos espíritos. O Sagrado sempre nos acompanhará em todos os momentos de nossa breve passagem pela vida humana. Está sempre por perto. Pode até não nos atender de imediato, pois, o tempo deles não é igual ao nosso e tudo depende da hora exata de acontecer e das ordens de nosso Pai maior. Às vezes, não estamos preparados para receber as bênçãos que poderiam mudar a nossa caminhada. Outras vezes, simplesmente não é o momento certo para que as coisas aconteçam. E, muitas vezes, ainda não somos merecedores de tais presentes. Depende de nosso amadurecimento, de nossa evolução espiritual, de nossa conduta para com o próximo e, acima de tudo, de nossa fé em nosso Deus e nos auxiliares que Ele envia para que nós possamos conduzir da melhor forma possível nossa vida e nossa caminhada.
                  A minha Fé é o que me move!
                  Enfim, a partir de hoje, irei retomar as postagens sobre nosso sagrado, nossas lendas e ajudar a esclarecer de uma forma clara, as questões da religião de matriz africana e do Tambor de Mina. As lendas que envolvem os nossos Voduns e Orixás e as histórias dos Encantados dessa linda religião. Obrigado a todos e bem vindos novamente. Aceito comentários com sugestões de postagens.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.