AXÉ - ASÈ: Os significados da palavra mais pronunciada nas religiões Afro
A palavra Axé é de origem yorubá e é muito utilizada nas casas de candomblé e de religiões de matrizes africanas
Axé significa força, poder, mas também, é empregada para sacramentar certas frases ditas entre os povos do santo, como por exemplo:
Alguém diz:
- estou muito bem!
Outro responde:
-Axé
Mas o Axé pode significar também a própria casa de candomblé em toda a sua plenitude.Daí uma Yalorixá também ser chamada de Yalaxé ou Iyálàsè, ou seja, mãe do Axé ou pessoa responsável pelo zelo do Axé ou força da casa de Orixá.
Axé também pode significar Vida. E tudo que tem vida tem origem. Chamar a vida é chamar o Axé e as origens. Os Orixás são Axé, os Orixás são Vida.
E o que seria Contra - axé?
O Contra - Axé é toda a estrutura de opressão e morte que destroem a vida das comunidades. O Contra-axé ainda pode ser todas as quizilas e ewós dentro de uma casa de Orixá e também certos tabus que cercam o omo-orixá.
Na tradição dos Orixás, axé também pode significar a força das águas, do fogo, da terra, das árvores, das pedras, enfim, de tudo que tem vida. Pois, o candomblé é um culto de celebração à vida e a toda a força que dela advém, ou seja, o próprio culto, é o próprio Axé.
Espero que este pequeno texto tenha esclarecido alguns pontos curiosos no que diz respeito à palavra Axé. Desejo a todos boa leitura e muito axé no caminhar de todos. Obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.