quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Igbá - A Cabaça Ritualística

A cabaça é um fruto vegetal com larga utilização no candomblé. É o fruto da cabaceira. Inteira, é denominada cabaça; cortada é cuia ou coité; e as maiores são denominadas cumbucas. Nos ritos do candomblé, sua utilização é ampla, tomando nomes diferentes de acordo com o seu uso, ou pela forma como é cortada. Os Yorubás, como todos os outros povos, aproveitavam as igbás como vasilhas para uso domésticos e ritualístico.

As cabaças, dependendo de seu uso, ou como são cortadas, recebem os seguintes nomes:

  • A cabaça inteira é denominada Àkèrègbè, mede de 30 a 50cm. Serve também como vasilha para líquidos;

  • A cortada em forma de cuia recebe o nome de Ìgbá; serve como assentamento de Orixá, e como uma panela onde se guardam os objetos sagrados dos Deuses e se faz o sacrifício;
  • A cortada em forma de prato é o Ìgbájé, ou seja, o recipiente para a comida;
  • A cortada acima do meio, forma uma vasilha com tampa, tomando o nome de Ìgbasé ou cuia do Axé, e é utilizada para colocar os símbolos do poder após a obrigação de sete anos de uma Iyawó como: tesoura, navalha, búzios, contas, folhas, etc., que permitirão à pessoa ter seu próprio candomblé;
  • Ado, são cabaças minúsculas e são colocadas no Sàsàrà de Omulu, como depósitos de seus remédios. Também serve para colocar pós. São as que vemos nas roupas e acessórios de Exu, Osaniyn e Obaluaiye.
  • No Ógó de Esù (representação do falo masculino), as cabaças representam os testículos;
  • Usa-se também uma das partes da cabaça cortada ao meio e colocada na cabeça das pessoas a serem iniciadas e que não podem ser raspadas por serem Ábíkús, para nela serem feitas as obrigações necessárias.
  • Cortando a cabaça no seu comprimento, torna-se uma vasilha com cabo, chamada de cuia do Ípadé e serve para colher o material de oferecimento ou para colher as águas do banho de folhas maceradas.
  • Inteira e revestida de uma rede de malha será o Agbè, instrumento musical usado pelos Ogans durantes os toques e cânticos, chamados de Xerere
  • Uma cabaça com o pescoço comprido em forma de chocalho é agitada com a suas sementes fazendo assim o som do Sèrè, forma reduzida do Sèkèrè, instrumento por excelência de Sángô.
  • A cabaça inteira em tamanho grande substitui nos ritos de Asèsè, a cabeça de uma pessoa que morreu e que por alguns fatores não é possível realizar as obrigações de tirar o Òsu;
  • Ahá, pequena cabaça servindo como copo ou xícara para tomar remédios e bebidas;
  • Pòko ou a metade superior ou inferior de uma cabaça de forma oval;
  • Atò é uma cabaça pequena e comprida utilizada para guardar remédios;
  • Gbá Kòtò, cabaça larga e alta, usada para guardar Èko (bolo de milho) quente. Tem uma tampa que pode ser usada como funil;
  • Koto, cabaça grande e larga, semelhante a um cesto;
  • Por fim, pode ser lembrado que a cabaça cortada em forma de vasilha com tampa é conhecida como Ìgbàdù, a cabaça da existência e contém os símbolos dos quatro principais Odús: Éji, Ogbè, Òyekú, Mèjì e Òdì Mèjì.



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