terça-feira, 18 de outubro de 2011

Kouvitoh - A passagem para o culto pelo Tambor de Mina

Na casa de meu pai, sempre tivemos no dia 02/11 o culto aos ancestrais através da família da Gama. E eu, Pai Jean de Xapanã, fui um pouco mais longe nisso. Trouxe para dentro de nossa casa o culto aos ancestrais (Kouvitoh) através do Babalawô e Ojé Ifagbenusola, que mantém o título dado por sua família africana de Vodunun Fá, ampliando ainda mais nossos conhecimentos mantendo uma tradição tão pura quanto na África através do seu culto e de sua tradição, afunilando o contato com a família Aworeni.
 Babalawô Ifagbenusola, também possui na Casa da Minas Reino Dahomé de Lego Xapanã o título de Alagbê Sobatoh de Lego Xapanã. Eu, pai Jean, possuo o título de Babá Somi e minha esposa, mãe pequena de minha casa, possui o título de Yatonã em sua casa, localizada  em Maricá - RJ. É uma das pessoas mais reconhecidas dentro do culto Kouvitoh.

Hoje vemos que nosso relacionamento com nossos irmãos africanos gerou um estreitamento através das famílias que se uniram em laços mais fortes e sólidos como aos que os nossos ancestrais almejavam quando foram forçados a saírem de suas terras para enfrentarem o desconhecido Brasil ainda por ser explorado. Constatamos que não precisamos ir até eles beber na fonte, pois, temos fontes tão limpas e puras quanto na África e Babá Ifagbenusola raspou até o final da cuia. 

Um comentário:

  1. Seminaho Matinjalo!
    Foi uma grata e comovente surpresa ler suas palavras em seu blog que certamente faz jus a tudo o que o honorável Toy Voduno Francelino de Shapanan lhe legou. Mas sou e serei sempre um modesto aprendiz, pois aquele que tudo sabe, nada aprendeu.. A você Toy desejo longevidade e prosperidade!
    Alagbê Sobatoh de Lego Xapanã

    [Ifagbenusola Aworeni]

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.